Arquivos da categoria: Agricultura / Pecuária

Foto: Pedro Revillion

Cultivo de oliveiras em Pinheiro Machado



Dê sua nota!  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto, média: 5,00 de 5)
Loading...

O município de Pinheiro Machado foi identificado como o melhor lugar no Brasil para o cultivo de oliveiras. Isso se deu devido aos aspectos da territorialidade, tais como: clima, solo e altitude. Essas especificidades oportunizam boa produção de azeitonas que dão origem a azeites de ótima qualidade.

Na Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado, encontra-se a maior produção de azeitonas do Brasil, com 90 mil pés cultivados em 300 hectares. Também tem a Olivarium Indústria de Azeite. Não só as grandes empresas estão produzindo azeites de ótima qualidade na região, pequenos produtores rurais também, fazendo o beneficiamento das azeitonas na indústria da família Batalha, assim todos que estão cultivando oliveiras têm como extrair o azeite em Pinheiro Machado.

Uma peculiaridade é a criação de ovelhas concomitante ao cultivo das oliveiras, assim que as plantas completam três anos, os rebanhos de ovelhas passam a utilizar o mesmo espaço, se alimentando das gramíneas, mantendo assim o terreno limpo de ervas daninhas, o solo pedregoso é ideal tanto às oliveiras quanto as ovelhas, casamento perfeito que beneficia a economia do município e da região.

O Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeitonas do Brasil, porém a produção ainda é pequena frente a quantidade importada. Aqui no Sul temos espaços suficientes, clima e solo favoráveis para aumentar a produção de azeites, então se conclui que só está faltando produtores com disposição para entrar no ramo do cultivo de oliveiras.

Texto por: Cátia Simone Castro Gabriel da Silva
Antropóloga Social e Cultural